“Chuvisco” no console, com notebook widescreen e Ubuntu.

Andava eu com um probleminha de menor tamanho a incomodar-me no uso do meu laptop com Ubuntu Feisty: no console, parecia haver um chuvisco que distorcia o texto – como se as linhas de texto se dividissem e parte delas se alinhasse à esquerda, parte à direita, e outro tanto no meio …. Dá pra ler, mas é chato usar o console assim.

Bem, mãos à obra: raciocínio pra cá, google pra lá, achei dois textos (1 e 2) que me forneceram material pra alguns testes. No entanto, entre um reboot e outro, cheguei à conclusão de que nenhum funcionaria “cem por cento”, já que nenhum atendia à resolução nativa do meu monitor (1280X800).

Então parti para uma nova busca no google, desta vez tentando descobrir se existia algum parâmetro adequado à resolução do notebook. Coloquei “1280X800 vga=” na caixa de busca e mandei ver.

Entre as respostas, esta página, da wiki do Gentoo, que não é Ubuntu mas também é Linux, e que não fala de equipamento HP também, mas que serviu. Lá pela metade da página, tem um subtítulo onde diz “example: 1280×800:” e do parágrafo que segue extraí a dica de editar o arquivo de configuração do lilo ou do grub (meu caso), adicionando, na linha do kernel, o seguinte comando:

video=vesafb:1280×800-32@60,mtrr:3,ywrap

É necessário, ainda, excluir qualquer parâmetro vga=XXX que conste na mesma linha.

Explore posts in the same categories: Linux, Ubuntu

Deixe um comentário

