Imprimindo em PDF no Ubuntu Gutsy

Bom, estava eu cá a tentar descobrir como se imprime diretamente para um .pdf no Gutsy (se não me engano foi alardeado que o sistema faria isso ‘nativamente’, mas eu entendi isso como ‘vir prontinho pra usar’, e não achei como …)

Pesquisando um pouco no Oráculo, cheguei a este post, do Julio Cardoso, só que ele é pra Kubuntu.

Peço vênia ao Julio, então, pra adaptar o guia dele ao Ubuntu “7.10” Gutsy:

  1. No terminal, faça um sudo apt-get install cups-pdf ;
  2. Vá ao menu Sistema > Administração > Impressão;
  3. Na janela que se abre, escolha “Nova Impressora”, selecione “Print into pdf file”, e avance;
  4. Na próxima tela, deixe em”generic” e avance novamente;
  5. Nesta, no painel esquerdo escolha”PDF file generator”, e avance mais uma vez;
  6. Agora dê um nome à sua impressora (sugere-se cups_pdf), acrescente uma descrição, e clique em aplicar.
  7. Agora teste a impressão, abrindo qualquer aplicativo que possa mandar algo pra impressora e mandando imprimir. O arquivo, por padrão, é salvo na pasta PDF dentro da sua home.
  8. Se não for criada a pasta (e, por isso, não aparecer nada lá dentro), rode o seguinte comando no terminal, que até onde entendi serve pra contornar um probleminha com o apparmor : sudo aa-complain cupsd. Eu li isso em algum post num fórum gringo, e não no guia do Julio, mas perdi o link, infelizmente.

Agora, se tudo correu bem, você pode imprimir para pdf como se estivesse imprimindo em papel, e fazendo um arquivo digital dos seus recibos de pagamento de guias, cartões de crédito, boletos bancários, e o que mais sua imaginação mandar.

Outro dia, acreditando no suporte nativo a impressão em pdf no Ubuntu, tive uma desagradável surpresa (coisa de noob):  como eu mandava imprimir para arquivo, o Gutsy gerava arquivos postscript (.ps), embora eu acrescentasse a eles extensões .pdf (sim, eu sei que o linux não dá bola pras extensões de arquivo); e quando precisei imprimir um desses .ps num windows da vida, não conseguia … e aqui vai outra dica: há conversores online para esses arquivos.

Um deles é o ps2pdf, que foi minha salvação, naquele momento.

Explore posts in the same categories: Linux, Ubuntu

3 Comentários em “Imprimindo em PDF no Ubuntu Gutsy”

  1. Andre Gondim Says:

    Bah, bom saber, eu também havia lido sobre isso, mas bom saber melhor a respeito!!

    Abração!! ;)

  2. Charles Says:

    Amigo estou T linkando no meu blog ok. Add o meu aqui tambem ;D

    Abraço

    OBS: Moro na barranca do riu uruguai.

  3. Sergio Bessa Says:

    Você também pode abrir ficheiros PS no Windows, usando por exemplo o GSView, disponível em: http://pages.cs.wisc.edu/~ghost/gsview/index.htm


Deixe um comentário

